Bolinho de banana


Esse bolinho tem um cheirinho delicioso, fica super crocante por fora e macio por dentro. Aprendi essa receita com a minha mãe, é um dos meus doces favoritos da infância que faço até hoje. Minha mãe chama eles de "Petecas", não sei de onde veio o nome, minha vó que ensinou para ela. É uma receita de família e talvez você até já tenha comido ou conheça por outro nome.

Fiz umas pequenas modificações para que o meu bolinho de banana ficasse ainda mais gostoso e mais bonito para que eu pudesse postar aqui para vocês. A minha mãe costuma fazer uma bolinha e amassar com as mãos formando uns discos, e frita daquela forma, mas achei que redondo iria ficar mais bonito, e também usei farinha de rosca para empaná-los para deixar mais crocante.

A massa são apenas dois ingredientes, fica super molinha e dá um pouco de trabalho para empanar. Você não vai conseguir fazer bolinhas perfeitas, mas com a ação do fermento elas vão ficar mais redondinhas quando fritarem. A massa vai ficando mais dura de acordo com a quantidade de farinha, mas não aconselho colocar mais do que eu eu coloquei na receita porque o bolinho fica duro e com sabor forte de farinha.

Aqui tem a receita bem direitinho:

Bolinho de banana

Ingredientes:

  • 6 bananas bem maduras
  • 1 e 1/2 xícara de farinha de trigo com fermento
  • 1 colher (de sopa) de açúcar (opcional para a massa, coloque apenas se as bananas não estiverem muito maduras)
  • Farinha de rosca para empanar
  • Óleo para fritar
  • Açúcar e canela para polvilhar

Modo de preparo:

  1. Amasse as bananas e junte à farinha (e o açúcar se for preciso), misture bem até formar uma massa homogênea. Depois empane uma colher (de sopa) de massa com a farinha de rosca, até que a massa acabe.
  2. Dica para empanar uma massa mole: Coloque farinha de rosca na palma da mão, pegue a massa com uma colher e ponha em cima da farinha, depois jogue farinha por cima e vá tentando cobri-lá toda de farinha sem que grude nas mãos.
  3. Esquente o óleo, o bastante para cobrir as bolinhas. Quando o óleo estiver quente, vá empanando as bolinhas e colocando no óleo na hora. Frite até dourar.
  4. Passe as bolinhas no açúcar com canela e sirva na hora.

Não dá para resistir <3

Bolinho de banana


Tempo de preparo: 30 min
4.8 estrelas baseadas em 7 votos
Bolinho de banana