Escondidinho de macaxeira com carne seca

Receita fácil de escondidinho de macaxeira, também chamado de purê de mandioca, com carne seca, gratinado com muito queijo.
* PUBLICIDADE *
Esse escondidinho de macaxeira com carne seca gratinado é divino, o sabor, a textura, uma combinação simplesmente perfeita de creme de mandioca com carne seca desfiada e queijo. Aqui também temos outras receitas de escondidinho como o escondidinho de carne moída e o escondidinho de frango com bacon.

É uma receita muito simples de fazer, a única coisa que dá um pouco de trabalho é triturar a macaxeira, você tem que deixar cozinhar bem pra ter mais facilidade na hora de triturar.

A carne seca, também chamada de charque, você pode desfiar com garfo e faca, ou triturar num processador ou liquidificador. Algumas pessoas também conhecem macaxeira como mandioca e aipim, a nomeclatura do ingrediente pode mudar de acordo com a região do Brasil.

receita como fazer escondidinho de macaxeira com carne seca

Como fazer escondidinho de macaxeira?

Ingredientes:

  • 800g de macaxeira (mandioca) sem casca
  • 200g de requeijão
  • Sal a gosto
  • 500g de carne seca (charque)
  • 1/2 cebola picada
  • 3 colheres (de sopa) de manteiga ou margarina
  • Queijo mussarela fatiado ou ralado para colocar por cima

Modo de preparo do purê de macaxeira:

  1. Coloque a macaxeira cortada em pedaços médios numa panela de pressão, cubra os pedaços com água, coloque duas colheres (de sopa) de sal na água, tampe a panela de pressão.
  2. Leve ao fogo alto, quando pegar pressão, marque o tempo, e deixe cozinhando por 30 minutos.
  3. Retire a pressão, coloque metade da macaxeira cozida no liquidificador com 1/2 xícara da água do cozimento. Bata até triturar bem (se necessário coloque mais água do cozimento). Coloque esse creme em um recipiente.
  4. Repita o processo com a outra metade da macaxeira, com mais 1/2 xícara da água do cozimento. Junte com a outra metade do creme.
  5. Em uma panela coloque 2 colheres (de sopa) de manteiga, leve ao fogo, deixe derreter, adicione o creme da macaxeira e o requeijão, se precisar coloque mais sal, misture bem e refogue por alguns segundos. Desligue o fogo e reserve.

Como preparar o recheio:

  1. Em uma panela de pressão coloque a carne seca cortada em cubos e cubra com água. Tampe a panela e leve ao fogo alto, depois que pegar pressão deixe 15 minutos.
  2. Retire a pressão, derrame toda a água e cubra a carne de novo com água limpa, tampe a panela de pressão e leve novamente ao fogo, depois que pegar pressão deixe mais 15 minutos.
  3. Retire a pressão da panela, derrame a água, pegue a carne cozida e triture no processador. Reserve.
  4. Numa panela coloque 1 colher (de sopa) de manteiga e a cebola picada, leve ao fogo e deixe a cebola dourar, quando dourar coloque a carne triturada e refogue por alguns segundos. Desligue o fogo e reserve.
receita como fazer escondidinho de macaxeira com carne seca
  1. Em um refratário de vidro coloque metade da carne refogada, por cima coloque metade do creme de macaxeira, depois complete com o restante da carne e do creme. Por cima coloque o queijo mussarela.
  2. Leve ao forno alto por 10 minutos ou até o queijo dourar.
  3. Agora é só servir!
receita como fazer escondidinho de macaxeira com carne seca


Informações
Tempo de Preparo:
Tempo de Cozimento:
Rendimento: 4 porções
Avaliação: 4,9 estrelas
Votos: 62
Escondidinho de macaxeira com carne seca
( PUBLICIDADE )
Atualizado em: 10/19/2022 | Categorias:
Postado por: