O que é salitre (salito) e para que serve?

Quer saber o que é salito ou salitre? Venha aprender para que serve, como é utilizado, se faz mal pra saúde e onde encontrar o salito.
-- PUBLICIDADE --
Você já ouviu falar em salitre ou salito? Vem entender o que é o salito, como ele é usado e os seus perigos a saúde.

salito

O que é salitre?

O nome salitre ou salito é aplicado aos sais nitrato de sódio ou o nitrato de potássio, que são produtos semelhantes ao sal de cozinha normalmente extraídos do solo no Chile, Bolívia e Peru, tóxicos em seu estado natural, mas são quimicamente modificados e usados em produtos industrializados e embutidos, e também por restaurantes.

Para que serve salitre?

O salitre é um produto muito utilizado no Brasil em embutidos, ou seja, na produção de salsichas, linguiças, salames, mortadelas, presuntos, carnes enlatadas, etc. A função do produto é realçar as propriedades organolépticas tais como a cor e sabor, das carnes além de conservá-las e protegê-las contra a ação de micro-organismos, principalmente o Clostridium botulinum, que causa o botulismo que é uma doença grave e que pode levar a morte.

Onde encontrar salitre?

Salitre geralmente não é vendido nos supermercados que frequentamos, é um produto encontrado apenas com fornecedores e vendido para produtores de alimentos, não é um produto que deve ser usado em casa no lugar do sal de cozinha por exemplo, pois seu consumo excessivo e sem conhecimentos pode causar muitos problemas a saúde.

Salitre na comida?

O salitre é uma substância utilizada em alguns restaurantes que trabalham com rodízio porque causam a impressão de saciedade muito mais rapidamente ao consumidor. Desta forma, diminuindo a quantidade consumida. Você já foi comer em algum lugar e teve a sensação de estufamento mesmo comendo a mesma quantidade de alimentos que costumeiramente consome? Essa sensação é causada pelo salitre.

o que é salitre ou salito

Salitre faz mal?

O salitre é uma substância que comprovadamente em excessos pode causar tumores e o desenvolvimento de gastrite. O salito consumido em excesso é responsável pelo surgimento das nitrosaminas. As nitrosaminas é uma substância cancerígena. Mas não é apenas este os malefícios que o salitre pode ocasionar.

Como cada indivíduo apresenta a sua individualidade biológica pode responder de maneiras diferentes a exposição ao salito. Dentre os sintomas que podem ser causados pelo seu consumo estão a sensação de inchaço, perda de libido, baixa absorção de nutrientes, além de irritabilidade e estresse.

Devo evitar o salito?

O salito está presente em todos os alimentos embutidos e em muitos alimentos industrializados, além de estar sendo cada vez mais usado por restaurantes. Para evitar o salito seria necessário usar apenas produtos naturais e só se alimentar em casa. E o salito não é de todo ruim, na indústria é utilizado para evitar a proliferação de bactérias que podem levar a um quadro de botulismo, uma doença muito grave, porém rara, o que pode ter alguma relação com o salito ser tão comum na nossa indústria alimentícia.


[ PUBLICIDADE ]
Atualizado em: 2/12/2024 | Categorias:
Postado por: