Doce de Leite caseiro

Aprenda a fazer a receita de doce de leite caseiro na panela de pressão. É uma receita super simples de fazer.
* PUBLICIDADE *
Fazer doce de leite em casa pode ser bastante simples e tem algumas formas de fazer: na panela de pressão tradicional ou panela de pressão elétrica, ou na panela comum, no fogão, fazendo um doce de leite sem panela de pressão.

doce de leite caseiro

Qual a maneira mais simples de fazer Doce de Leite Caseiro?

O jeito que eu acho mais simples e rápido de fazer doce de leite caseiro é a de colocar a lata de leite condensado para cozinhar na panela de pressão, pois não exige muito esforço seu, a não ser seguir as instruções corretas e aguardar. O tempo que ela ficará cozinhando definirá o quão escuro e consistente ficará seu doce de leite. Esse método porém é um pouco demorado, pois você deve esperar a lata esfriar completamente pra não correr o risco de se queimar. Se você tem medo de usar a panela de pressão ou quer algo mais rápido, pode tentar a versão do doce de leite caseiro no fogão, mas em questão de sabor, eu particularmente acho esse na pressão mais gostoso.


Como fazer doce de leite caseiro?

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado

Modo de preparo:

  1. Coloque a lata de leite condensado lacrada em pé dentro da panela de pressão.
  2. Coloque água dentro da panela até cobrir a lata com água. 
  3. Tampe a panela e leve ao fogo.
  4. Quando a panela pegar pressão marque o tempo e escolha 30, 40 ou 50 minutos para cozinhar seu doce de leite. Quanto mais tempo, mais escuro e consistente ele ficará.
  5. Depois de pronto, retire a pressão da panela naturalmente ou da maneira que preferir, retire a lata da água, espere esfriar e abra (CUIDADO: É muito importante nunca abrir a lata quente, pois corre o risco de espirrar doce de leite e lhe queimar!).

Na panela de pressão elétrica:

-  O processo e o tempo é o mesmo. Você pode usar sua panela de pressão elétrica normalmente, basta colocar água até quase cobrir a lata e ligar pelo tempo desejado.

Pontos do doce de leite caseiro:

  • 30 minutos (depois de pegar pressão): doce clarinho e não muito consistente.
  • 40 minutos (depois de pegar pressão): doce mais consistente mas não muito escuro.
  • 50 minutos (depois de pegar pressão): doce bem consistente e escurinho.

receita doce de leite


Posso usar a caixinha de leite condensado?

Não é o mais indicado, a própria TetraPak (fabricante de caixinhas em papel) disse que não se deve cozinhar as caixas por causa do risco dela se desfazer, pois elas são de papel e em contato com a água, podem se desmanchar.
Porém sei que algumas pessoas já fizeram e deu certo. Nesse caso, você deve enrolar a caixa de leite condensado com papel alumínio várias vezes para vedar bem e então cozinhar.
Mas para evitar problemas, sempre prefira a latatinha se for cozinhar! Pode ser aquela que tem lacre "abre fácil" mesmo.


Gostou da receita do Doce de Leite caseiro? Então aproveita pra fazer essas 15 receitas com doce de leite! Tenho certeza que você vai amar!


Informações
Tempo de Preparo:
Tempo de Cozimento:
Rendimento: 1 porção
Avaliação: 4,9 estrelas
Votos: 27
Doce de Leite caseiro
( PUBLICIDADE )
Atualizado em: 3/14/2022 | Categorias:
Postado por: