Pinguim feito com garrafa PET para o natal

12/08/2015 0 Comments


Encontrei essa fofura no Vila do Artesão :D

Essa é uma dica de decoração super fofa que você pode usar como lembrancinha na sua festa de natal ou para decorar a mesa, é simples de fazer, uma maneira bem criativa para reciclar garrafas PET.

Olha como faz:

Você precisa de:

  • 2 garrafas PET de Coca do mesmo tamanho
  • cola quente
  • tintas acrílicas ou de artesanato (PVA) nas cores branca, preta e coloridas
  • verniz acrílico brilhante (opcional)
  • primer para pet (opcional)
  • marcador de CD preto
  • pedaço de lã
  • pedaço de tecido (malha ou outro com bom caimento)

Como fazer:

  1. Lave as garrafas por dentro e por fora e escorra a água. As garrafas devem estar totalmente secas.
  2. Corte a primeira garrafa separando a base.
  3. Corte a segunda garrafa ao meio.
  4. Utilizaremos apenas estas duas partes das garrafas.
  5. Encaixe uma parte na outra. A parte maior deve encaixar na parte menor, mais ou menos de 0,5 a 1 centímetro.
  6. Depois de encaixadas, pressione um pouco a parte maior pra baixo e coloque uma gota de cola quente entre as partes em quatro lugares mais ou menos, opostos um do outro. (A cola não deve estar muito quente, pra não deformar o plástico.)
  1. Depois de tudo encaixado e colado a parte do encaixe deverá ficar pra baixo, isto é, será os pés do pinguim. Passe uma demão fina e bem espalhada de primer na peça toda, apenas pra quebrar o verniz do plástico. Ele seca rapidamente. (O primer serve pra dar maior aderência da tinta sobre a PET.)
  2. Desenhe a barriga do pinguim numa folha de papel ou cartão e recorte pra fazer o molde. Passe o desenho pra o corpo com o marcador de CD preto.
  3. Agora pinte a barriga com a tinta branca, tomando cuidado pra não borrar o contorno em preto. Passe de 2 a 3 demãos se houver necessidade. 
  4. Pinte o corpo e os pés do pinguim de preto. Deixe secar. Pode utilizar um secador de cabelo pra acelerar a secagem das tintas. Se houver necessidade, reforce o contorno da barriga com o molde novamente.
  5. Escolha a sua cor preferida e pinte o gorro do pinguim. 
  6. Use sua imaginação e criatividade e decore o gorro. No caso eu fiz pontilhado, utilizando o cabo do pincel, que deixa os pontos bem redondinhos. Pode fazer um esponjado, um chamuscado e muitas outras idéias.
  1. Seque bem as etapas de pinturas anteriores. Agora pinte os olhos. Uma dica é fazer com o cabo do pincel. Experimente. Ficam perfeitos. Pinte também a boca. Caso não tenha firmeza pra pintar detalhes, desenhe um triângulo num papel vermelho, recorte e cole com cola branca.
  2. Depois de tudo pintado e bem seco, passe uma demão de verniz acrílico brilhante em toda a peça.
  3. Pegue uma tira de tecido, enrole em volta do pescoço e dê um nó para fazer o cachecol. Use “malha” ou outro tecido de sua preferência que tenha um bom caimento. 
  4. Corte as pontas fazendo franjas, pra deixar o cachecol ainda mais charmoso.
  1. O pom pom é opcional. Para fazer, enrole em dois dedos algumas voltas de lã. Quanto mais voltas, mais cheio e bonito ele fica. Eu usei 50 voltas.
  2. Retire dos dedos com cuidado e com um pedaço de lã dê alguns nós no meio, conforme mostra a imagem.
  3. Corte as duas laterais com a tesoura, conforme mostra a imagem para soltar os fios do pompom.
  4. O pom pom está pronto. Se utilizar aquelas lãs bem “fofas”, eles ficam muito legais. Cole em cima da cabeça com cola quente.

Pinguim feito com garrafa PET para o natal