Qual a diferença entre a batedeira portátil, orbital e planetária?


-- PUBLICIDADE --
Nem todos nasceram com o dom de cozinhar pratos de fazer as visitas babarem. Mas na hora de impressionar com um bolo bem feito e decorado, mesmo que o preparo seja bem simples, qual batedeira escolher? Nas prateleiras do supermercado, as marcas oferecem a portátil, a orbital e a planetária.


Imagem: mercadolivre

Antes de tudo, deve-se analisar a finalidade do consumidor. “A portátil é mais compacta e prática para quem não utiliza com frequência – e não resiste ao uso intensivo, já que não é a proposta”. A planetária obtém resultados de forma rápida e com melhor homogeneidade final; por outro lado, é mais cara e ocupa mais espaço.

Imagem: magazineluiza

A portátil, que geralmente vem com um par de batedores, prepara massas leves, como chantily, mousse e clara em neve, e as consideradas assas médias – como bolo, por exemplo.


Imagem: worldimportados

A orbital funciona para massas leves e também para massas mais encorpadas – caso de pão, pizza e tortas. “É mais versátil, indicada para uso intensivo." A orbital só desenvolve um movimento.


Imagem: casaevideo

Ao contrário da orbital, a planetária oferece – o nome foi inspirado nos planetas, que fazem tanto a rotação quanto a translação. Ela também tem batedores mais complexos e variados, que oferecem diversas opções de uso, além de proporcionar um resultado rápido e mais uniforme. Por isso, a velocidade e a potência costumam ser mais altas para se adaptarem às mais variadas receitas. “O custo é superior aos demais por ser mais resistente, ter sistema diferenciado de rotação, além de batedores mais complexos que permitem diferentes maneiras de usá-la”, diz.

O curioso é que a planetária não era uma categoria, mas um modelo do eletrodoméstico da Arno, que está no mercado há mais de 30 anos. No fim, acabou virando referência”, explica Sophie Lejard, gerente de produto da Arno.

Imagem: soubarato

Para quem ainda tem dúvidas se um mixer vale mais a pena, alguns modelos trazem batedores, mas são indicados para liquidificar, fazer sucos, sopas e maionese. Porém, não é adequado para preparar massas.


No decorrer das décadas, as donas-de-casa e os amantes da culinária só têm a agradecer aos avanços da tecnologia. Algumas linhas oferecem o alimentador, que consiste numa peça encaixada na tigela para que novos ingredientes sejam adicionados com a batedeira em funcionamento sem causar sujeiras. O botão “eject”, por exemplo, remove os batedores sem esforço para evitar lambança nas mãos.

Além dessas funções, espátulas especiais raspam a parede com o intuito de aproveitar todo o conteúdo, direcionando a massa da borda para o centro. Outras permitem o controle da velocidade no início, impedindo respingos pela cozinha. “Já existem batedeiras com a base inclinada para que os ingredientes acumulados nas bordas não sejam desperdiçados e até batedores aeroturbo, que adicionam mais ar à massa, deixando-a mais fofa”, conta a gerente. Para lavar, não tem segredo: use pano umedecido, esponja macia e detergente neutro.

Fonte: mundowalmart
[ PUBLICIDADE ]
Atualizado em: 10/28/2015 | Categorias:
Postado por: