Como fazer potinhos de alho em casa

Aprenda como fazer um potinho com alho picado para usar na hora que quiser na sua preparação sempre com aquele cheirinho de alho picado na hora;
* PUBLICIDADE *
Como o alho é um tempero que incrementa qualquer preparação, na maioria das cozinhas profissionais, inclusive em uma que trabalhei, para economizar tempo os chefs costumam fazer potinhos de alho, que nada mais é que alho triturado com algum tipo de óleo para conservá-lo.

Você já deve ter visto e alguns até comprado aqueles potinhos de alho industrializados no supermercado, eu usei uma vez e detestei o cheiro, passa longe do natural, pois tem muitos conservantes. Por isso resolvi ensinar para vocês como fazer o seu potinho com alho natural em casa, ele dura semanas e está sempre com aquele cheirinho e alho picado na hora.

Ele dá uma praticidade incrível na hora de fazer qualquer receita, pois você não tem que parar tudo para descascar e triturar cada dente de alho toda vez que for usar, e ainda ficar com as mãos cheirando à alho todas as vezes.



Para fazê-lo você precisa de um pote de plástico ou vidro com tampa, dentes de alho sem casca e algum tipo de óleo ou azeite.

Como descascar alho com facilidade?



Geralmente eu trituro umas 10 cabeças de alho para fazer um potinho que dure por semanas. Eu coloco as cabeças de alho dentro de um pote com água e deixo por umas 2 horas, depois começo a descascar, as cascas saem com muito mais facilidade, eu também geralmente uso luvas de plástico para não ficar com cheiro nas mãos.

Depois de descascar tudo eu coloco no liquidificador ou no processador, bato até virar uma pasta e coloco dentro do potinho.

O que usar como conservante natural?



Você pode usar óleo de soja, óleo de girassol, óleo de milho ou azeite de oliva. Você usa o que você costuma usar nas suas preparações diariamente.

Despeje dentro do potinho até que cubra todo o alho, depois é só guardar na geladeira, e pegar com uma colherzinha na hora de usar.

Vale a pena?

Como eu já havia dito para vocês, ele economiza muito tempo na cozinha e fica sempre com aquele cheirinho de alho picado na hora. Na hora de refogar o alho você nem precisa colocar mais óleo ou azeite. Com o uso o óleo vai secando um pouco, você vai repondo. Ele dura de 2 à 3 semanas na geladeira. Tenho certeza que depois que você fizer a primeira vez, todas as vezes que comprar alho vai fazer o mesmo.


Dicas:

  1. Nunca misture um alho triturado na hora com um antigo que você já estava usando, sempre espero o potinho secar por completo, lave bem para depois fazer outro.
  2. Nunca use colheres sujas co comida ou que você colocou na boca, deixe uma colherzinha dentro do pote ou sempre pegue uma limpa quando for tirar o alho, se não ele vai estragar.
Informações
Tempo de Preparo:
Rendimento: 1 potinho
Avaliação: 4,9 estrelas
Votos: 22
Como fazer potinhos de alho em casa
( PUBLICIDADE )
Atualizado em: 3/06/2022 | Categorias:
Postado por: