Qual a diferença entre a baunilha natural e extrato ou essência?

O que é a baunilha e as diferenças entre extrato e essência.
-- PUBLICIDADE --
Eu sempre tive dúvidas sobre quais eram as diferenças entre os tipos de baunilha, algumas pessoas falam essência, outras extrato, por um tempo achei que as duas eram coisas diferentes, mas depois de algumas aulas e e pesquisa aprendi a diferença entre elas, olha só:



A baunilheira (Vanilla planifolia) é uma orquídea trepadeira nativa do México que pode atingir mais de 10 metros de comprimento. Seus frutos são vagens de 10 a 25 cm de comprimento e 5 a 15 mm de diâmetro, cada um contendo um grande número de minúsculas sementes.



Esses frutos chamados de favas de baunilha verdes não têm cheiro nem gosto - é preciso, primeiro, deixá-los secar numa estufa ou ao sol. Durante a secagem, ocorre um processo de fermentação natural: a ação de enzimas faz com que os frutos fiquem pretos e com seu perfume concentrado.



Para utilizar a baunilha natural na sua receita você tem que cortar a vagem ao meio e retirar todas as sementes, só é adicionar as semente direto na sua receita. As cascas você pode colocar num pote com água, álcool ou açúcar para aromatizar e usar depois.



Para retirar o extrato ou essência natural de baunilha, esmaga-se a vagem seca, que depois é submergida em álcool. E deixada por no mínimo 5 semanas, o álcool absorverá cor e sabor.
Os dois tipos de baunilha são parecidos, mas não iguais. "A natural é mais cara, mas tem aroma muito mais suave", diz Maria do Carmo.


A vanilina é o principal componente do extrato da semente de baunilha. A Vanilina sintética, ao invés de extrato de baunilha natural, é usada como um agente aromatizante em alimentos, bebidas e produtos farmacêuticos, sendo uma das substâncias olorosas mais apreciadas para este fim, e é a mais comum, a que encontramos em todos os supermercados.

Resumo:

A baunilha natural é cara e difícil de encontrar, mas o sabor e o cheiro não se comparam, o cheiro toma o ambiente todo e você pode utilizar para aromatizar outros ingredientes para render mais.

O extrato natural é a segunda melhor opção pois ainda tem o cheiro adocicado da baunilha natural, porém menos intenso.

E a essência sintética pode quebrar o galho, mas quando você sente o cheiro natural você percebe a grande diferença entre elas.

[ PUBLICIDADE ]
Atualizado em: 7/02/2015 | Categorias:
Postado por: