Saiba quais são os três tipos de banho-maria

Conheça os três tipos de banho-maria e saiba como utilizá-los corretamente.
-- PUBLICIDADE --
banho-maria

banho-maria é um método utilizado para aquecer lenta e uniformemente qualquer preparo líquido ou sólido e evitar seu aquecimento excessivo através do contanto direto com o fogo (a temperatura nunca é superior a 100ºC).

Muitos de nós conhecemos muito pouco sobre esse método ou conhecemos apenas o banho-maria no forno ou fogão. Poucos sabem que o banho-maria também pode ser gelado. Então vou explicar para vocês como utilizar, e apresentar os três tipos de banho-maria :D

Banho-maria de fogão:

O recipiente no qual o alimento será preparado (pode ser um tigela de vidro ou inox, ou uma panela pequena) é colocado sobre uma panela ou frigideira funda com água fervente, em fogo baixo. Para alguns alimentos mais delicados, como o chocolate, o ideal é que o recipiente com o alimento encaixe-se perfeitamente na panela com água fervente pois o vazamento e o contato com o vapor pode prejudicá-lo. Muito utilizado para derreter chocolate e dissolver gelatina.

Banho-maria de forno:

O recipiente (normalmente uma fôrma) é colocado sobre uma assadeira ou refratário com água e colocado no forno, na temperatura pedida pela receita, geralmente fogo médio ou baixo. Muito utilizado para preparos ricos em ovos, como pudins.

Banho-maria de gelo:

Este tipo é o menos conhecido, e é bem diferente dos outros:
Um vasilha contendo um preparado quente é disposta sobre outra vasilha contendo água e gelo, para que o cozimento deste preparado se interrompa e, gradualmente, esfrie. Um bom exemplo do seu uso é no creme inglês ou molho de baunilha que ao chegar no ponto certo ponto certo de cozimento, deve ser resfriado imediatamente para que não coagule.
Fonte: 400g - Técnicas de cozinha
Exemplo de panela para banho-maria:
panela banho-maria
Foto: comprafacil

Bom, é isso, espero ter esclarecido as suas dúvidas sobre o banho-maria.
Dúvidas, dicas, receitas, mande para contato@amandocozinhar.com
Até a próxima! beijos :DD

[ PUBLICIDADE ]
Atualizado em: 2/19/2013 | Categorias:
Postado por: