Flores comestíveis: saiba quais são e aprenda uma ótima receita

Flores comestíveis são usadas na culinária para uma grande variedade de propósitos. Descubra quais flores são seguras para o consumo e conheça algumas idéias para o seu uso.
-- PUBLICIDADE --
Flores comestíveis

Flores comestíveis são usadas na culinária para uma grande variedade de propósitos: para cozinhar, para servir de moldes para doces, saladas, decorações ou até para o prato principal. Descubra quais flores são seguras para o consumo humano e conheça algumas idéias para o seu uso.

pétalas de rosa

As pétalas de rosa há muito que são usadas em infusões e conservas. Agora são ingredientes de eleição para sobremesas e conferem um sabor suave e muito agradável a pratos fritos, como a tempura de pétalas de rosas, uma entrada deliciosa e rica em vitaminas.

capuchinha

A capuchinha, ou flor de nastúrcio, muito decorativa, de gosto levemente picante e rica em vitamina C, combina na perfeição com saladas. Nativa do Peru, foi introduzida na Europa no final do século XVI e hoje é cultivada em todo o mundo.

calêndula

Já na Idade Média, a calêndula, originária do centro e sul da Europa e da Ásia, era cultivada nas hortas, desidratada e utilizada como corante em caldos, queijos amarelos, manteiga e bolos. As suas pétalas são utilizadas frescas em saladas, em crepes ou no arroz, em substituição do açafrão.

amor-perfeito
Foto: marlenepaz

Nativo da Europa e Ásia Ocidental, o amor-perfeito contagiou o mundo inteiro. Além de lhe serem atribuídas propriedades diuréticas, é muito requisitado para saladas e sobremesas.

flor de borago
Foto: ka3sar

A flor de borago, oriunda do norte de África, é secularmente conhecida por possuir efeitos benéficos sobre o corpo e a mente. Deve ser sempre utilizada fresca, uma vez que perde as suas propriedades depois de seca, e marca presença frequente em saladas ou em bolos e sobremesas.

begônia, tulipa, alfazema, gerânio

A begônia, a tulipa, a alfazema e o gerânio são também contempladas nesta seleção, e as suas utilizações variam consoante a imaginação e a experiência dos cozinheiros, tendo sempre em conta as suas características – no fundo, tal como se utiliza qualquer outro ingrediente em culinária.

Fonte: floresrosas

Agora que já sabemos tudo sobre elas, vamos aprender uma receita deliciosa com uma dessas flores, a 'amor-perfeito':

Salada light de flores

Foto: g1.globo

Ingredientes:

1 folha de alface mimosa roxa 
1 folha de alface americana
4 folhas de radiccio di Verona (uma variedade de chicória) 
1 unidade de manga 
6 unidades de morango 
6 pétalas de amor-perfeito
          
Vinagrete de maracujá 
100 ml de óleo de oliva 
50 ml de suco de maracujá
30 ml de água 
1 colher (café) de sal 
1 colher (café) de pimenta 

Como preparar:

Lave bem as folhas e as rasgue em pedaços. Para começar a montar, utilize o radiccio nas laterais do prato, dispondo todas as folhas, uma ao lado da outra, de modo a formar uma estrela. Corte a manga em dados. Corte os morangos em pedaços. Organize os dados de manga e morangos, espalhando-os sobre as folhas. Regue com vinagrete. Decore com as pétalas de amor-perfeito.
Vinagrete: bata os ingredientes no liquidificador.

Espero que tenham gostado.
Até a próxima, beijos!
[ PUBLICIDADE ]
Atualizado em: 2/11/2013 | Categorias:
Postado por: