Dieta Dukan: A dieta das proteínas


-- PUBLICIDADE --
Criada pelo nutricionista francês Pierre Dukan, autor do livro “Eu não consigo emagrecer”, a Dieta Dukan ficou famosa depois de ser adotada por algumas celebridades, entre elas a princesa Kate Middleton, e já conquistou milhares de adeptos em todo o mundo.

Imagem: senhortanquinho

Primeiramente você precisa entender que a Dieta Dukan é feita a base de proteínas. Então, o que as proteínas podem fazer por você e pela sua dieta.

Proteínas requerem um esforço maior para serem digeridas, e proporcionam uma sensação de saciedade muito grande. Depois de pelo menos 3 dias de proteína pura o seu apetite vai ser bem reduzido, a vontade de comer doces e besteiras também vai embora junto com os quilinhos e com a fome excessiva.

Beber água é fundamental. Uma dieta rica em proteínas exige que o consumo de água seja aumentado. A ingestão de água ajuda também a eliminar os dejetos e impurezas do corpo.

A dieta é feita em quatro fases. As duas primeiras fases são feitas para perda de peso, elas vão atacar as gordurinhas e te ajudar a chegar no seu peso ideal, que deve ser uma meta saudável, um peso em que você se sinta bem e o seu corpo esteja fisicamente saudável e funcional.

Você encontra inúmeras receitas da dieta dukan nos livros do Pierre Dukan, quem são vendidos na maioria das lojas e também pela internet, você encontra as receitas avulsas e os livros online.

A fase Ataque:

Nesta fase que pode durar de dois a dez dias, além de ingerir 1,5 colheres de farelo de aveia diariamente, você só pode comer proteína pura: carnes diversas, aves, miúdos, peixes, frutos do mar, proteínas vegetais, presunto magro, peito de peru light, ovos, laticínios desnatados, iogurtes, queijo minas (0% gordura), café, chá e mostarda.

Como toda dieta, existem alimentos que não serão permitidos, mas em contrapartida, todos os alimentos permitidos em cada uma das fases de emagrecimento podem ser consumidos à vontade.
  • Se você quer perder até 4,5kg: 1 a 2 dias de fase ataque.
  • Se você quer perder até 9kg: 3 a 4 dias de fase ataque.
  • Se você quer perder até 18kg: 5 a 6 dias de fase ataque.
  • Em casos sérios de obesidade, quando é preciso perder mais de 18kg, a fase de ataque pode durar de 7 a 10 dias.

A fase Cruzeiro:

Esta fase da Dieta Dukan dura até que você alcance o peso desejado. Esta fase é um rodízio de duas dietas: a dieta da fase de ataque e a famosa dieta do grelhado com vegetais. Ou seja, um dia de proteína pura e outro dia de proteína pura com alguns legumes e vegetais, sempre alternando, por exemplo:
  • dia 1: proteína pura (PP)
  • dia 2: proteína pura + legumes e vegetais (PL)
  • dia 3: proteína pura (PP)
  • dia 4: proteína pura + legumes e vegetais (PL)
  • esta fase será feita até você chegar ao peso desejado
  • todos os dias você deve consumir 2 colheres de farelo de aveia

A fase de Consolidação: 

Esta é a fase em que você precisará de toda a sua determinação. O tempo de duração desta fase é de 10 dias para cada kg eliminado, ou seja, se você perdeu 5kg, deve seguir a fase de consolidação por 50 dias. A boa notícia é que alimentos como arroz, frutas e pão voltarão para o cardápio, e você também terá dois jantares sem regras, você poderá comer tudo que quiser.

A partir desta fase, até o fim de sua vida, toda 5ª feira será uma 5ª feira de ataque (lembrando que a quinta-feira é apenas uma sugestão de dia, você pode escolher qual o melhor dia da semana para consumir somente proteínas). Você não comerá nada além de proteína pura às 5ª feiras, para sempre.

Nesta fase você poderá comer, todos os dias -com exceção da 5ª feira-, as proteínas da fase de ataque, os legumes e verduras da fase de cruzeiro, e:
  • 1 fruta por dia (não vale banana, uva e cereja)
  • 2 fatias de pão integral por dia
  • 40g de queijo com gordura
  • 2 porções de massa/amido por semana
  • 1 porção de carne de porco por semana
  • 2 refeições de gala por semana (entrada, prato principal, sobremesa e o melhor vinho da casa)
  • Consumir 3 colheres de farelo de aveia todos os dias a partir dessa fase

A Fase de Estabilização:

Aqui você volta à sua rotina normal de alimentação, com a exceção da 5ª feira de ataque, onde você só comerá proteína e deverá também comer 3 colheres de farelo de aveia por dia. Não deixe de fazer exercícios e beber bastante água. Não se esqueça do que você aprendeu nas 3 primeiras fases da Dieta. Seja magro pra sempre!
Fonte: dietaemagrece
[ PUBLICIDADE ]
Atualizado em: 8/10/2015 | Categorias:
Postado por: