Mini cupcakes com cobertura de chocolate consistente


Aqui vou ensinar vocês a fazerem mini cupcakes perfeitos e uma cobertura de chocolate que não precisa estar gelada e é uma delícia, é bem parecida com brigadeiro, mas um pouco mais mole e resistente ao calor.



Fiz um post com essa mesma cobertura, só que branca, que usei nesse bolo, elas são a mesma, tem o mesmo modo de preparo, mesma textura e resistência, porém essa leva chocolate em pó. É a minha cobertura favorita, uso bastante, para cupcakes e bolos, como cobertura e recheio.

E o cupcake, garanto que vai ser o mais fofinho que você vai comer na vida, fica muito delicado por causa da ação do bicarbonato de sódio com vinagre. Eu uso essa massa tanto para minis quanto para cupcakes grandes, e você também pode fazer de baunilha, retirando o chocolate em pó e colocando 1 colher (de chá) de essência de baunilha.

Mini cupcakes de chocolate:

Ingredientes:

  • 150g de margarina gelada
  • 150g de açúcar
  • 3 ovos
  • 150g de farinha de trigo com fermento
  • 6 colheres (de sopa) de chocolate em pó
  • 1 colher (de sopa) de bicarbonato de sódio
  • 1 colher (de sopa) de vinagre

Modo de preparo:

  1. Bata a margarina gelada com o açúcar, em velocidade máxima, por 5 minutos até formar uma massa esbranquiçada.
  2. Adicione um ovo de cada vez sem parar de bater.
  3. Depois de encorporar os ovos, adicione a farinha e o chocolate aos poucos, batendo em velocidade mínima.
  4. Depois de colocar tudo bata por mais 2 minutos em velocidade máxima. A massa fica cremosa e fofa.
  5. Coloque o vinagre dentro de um pequeno recipiente, polvilhe o bicarbonato por cima, ele vai espumar, assim que você colocar o bicarbonato, jogue essa mistura dentro da massa do bolo e misture delicadamente com uma espátula.
  6. Coloque forminhas de papel dentro de uma forma para mini cupcakes, ou formas de empada, pão-de-mel, qualquer mini forminha que você tiver. Coloque a massa até a metade das forminhas de papel.
  1. Asse em forno pré-aquecido à 180ºC por 15-20 minutos. Não abra o forno antes de 15 minutos. Fure a massa com um palitinho, se ele sair limpo está pronto.

Cobertura de chocolate:

Ingredientes:

  • 2 latas de leite condensado
  • 2 latas de creme de leite
  • 6 colheres (de sopa) de chocolate em pó

Modo de preparo:

  1. Junte todos os ingredientes em uma panela funda com o fundo arredondado, mexa com uma espátula ou colher resistente a calor e de cabo longo pois o recheio respinga muito quando está fervendo.
  2. Mexe em fogo médio, vai ferver, continue mexendo sempre, depois que de ferver por 10-20 minutos, desligue o fogo e deixe esfriar completamente.
  3. Leve a geladeira se necessário.
  4. Use um saco de confeitar com bico para decorar o cupcake.


Mini cupcakes com cobertura de chocolate consistente