Tipos de corantes e em que utilizar cada um deles

Aprenda sobre o corante alimentício líquido, gel, em pó, para chocolate e spray.
-- PUBLICIDADE --
Muitos de nós conhecemos apenas aqueles corante alimentícios líquidos ou em gel, mas existem vários tipos e aqui tem sobre cada um deles.


A maioria deles tem as mesmas funções, mas tem um especial para o chocolate, também tem em pó e em spray.
Aqui você vai aprender como usar cada um deles:

Corante alimentício líquido


Sua melhor utilização é em líquidos, mas pode ser utilizado em coberturas, glacê, pasta americana, cremes diversos, massa de doces e salgados, entre outras utilizações.

Devemos tomar muito cuidado pois se utilizado em excesso  pode mudar a consistência e sabor daquilo que se está trabalhando.

Corante alimentício em gel 


Pode ser utilizado para coloria colorir massas, coberturas, pasta americana, cremes diversos, massas de doces e salgados, entre outras utilizações. Tem as mesmas funções do líquido.

São mais econômicos, além de não serem tóxicos, pois são de uso alimentar,  também não mudam a consistência do produto que está sendo trabalhado. Para encontrar a tonalidade desejada vá acrescentando aos poucos o corante.

Corante alimentício em pó


 Os corantes comestíveis em pó não têm sabor e podem ser usados para colorir massas de bolos, massas de cupcakes, massa de biscoitos, e coberturas.

O corante em pó é ideal para pintar (usando um pincel) bolos, biscoitos, cupcakes feitos com pasta americana, glacê real, pasta de chocolate ou outras coberturas que sejam duras e secas ao toque.
O corante em pó só tem de ser diluído para pintar, e não é solúvel em água.

Se você tentar colorir uma massa com pó, pode acabar com vários potinhos e não vai conseguir um bom resultado.

Você pode usar em determinadas massas e coberturas, mas não em todas. Sua concentração é alta e por isso para pintura é diluído em álcool de cereais.

Corante para chocolate


Como o nome já diz esse é o ÚNICO tipo de corante para colorir o chocolate. Ele pode vir em pasta, líquido ou em pó, não é fácil de pegar como os outros corantes em outras preparações, as cores mais pastéis são as que mais vemos em chocolates.

Dicas para colorir chocolate:

  • Corantes em pó alteram a cor do chocolate sem alterar a consistência.
  • Corantes à base de óleo são bons na preparação de doces porque se incorporam à base do mesmo ao invés de se separarem.
  • Tente trabalhar num ambiente com temperatura entre 18 e 20 graus. Se o ambiente for mais quente o chocolate pode derreter ou se estabilizar de maneira incorreta.
  • Caso o chocolate endureça, você pode adicionar um pouco de óleo vegetal. Mas tenha consciência de que isso alterará um pouco o gosto do chocolate.
  • Aprender como tingir chocolate pode precisar de prática. Não desista se não der certo na primeira vez.
  • Não use corantes à base d’água. Os corantes a base de água fazem o chocolate endurecer. O chocolate duro é difícil de trabalhar e às vezes é descartado. Também tome cuidado para que todos os seus utensílios estejam secos, para evitar que eles molhem o chocolate.
  • Evite excesso do corante à base de óleo. O excesso do corante a base de óleo pode trazer um gosto amargo para o chocolate. Além disso, é possível que ele colora temporariamente a boca e dentes de quem come.

Corante alimentício em spray




Tem bastante brilho e luminosidade. Ideal para acabamento de doces e salgados. Normalmente já vem pronto para usar, mas cuidado com a concentração exagerada!



[ PUBLICIDADE ]
Atualizado em: 9/03/2015 | Categorias:
Postado por: