11 utensílios simples e indispensáveis para facilitar sua vida na cozinha

1/03/2016 0 Comments


Quem gosta de cozinhar está sempre procurando maneiras e utensílios para fazer pratos com mais praticidade, deixá-los mais saborosos e mais bonitos. Juntei aqui 11 utensílios que irão ajudar nesses três fatores, para mim eles são indispensáveis e facilitam muito a minha vida na cozinha. 


Todos esses utensílios são muito fáceis de encontrar em qualquer loja que venda utensílios e coisas para casa. Dá uma olhada:

1º: Fouet (batedor)



 
Imagem: mariachocolate

Para quem não tem uma batedeira e para preparações mais delicadas que não podem ser batidas na batedeira para não passar do ponto o fouet é o utensílio indispensável, ele bate bolos, chantilly, claras e tudo que você precisar. Bolos e algumas outras preparações podem ser batidas com espátulas ou colheres, mas o fouet deixa esse processo bem mais rápido, pois por ter fios de metal finos, parte e mistura os ingredientes bem mais facilmente. 

2º: Pegador de sorvete com extrator 


 Imagem: mercadolivre

Quem tem um pegador simples sabe como é difícil fazer bolinhas perfeitas, pois elas grudam quando vão sair. Esse tipo de pegador de sorvete faz bolinhas perfeitas, pois o mecanismo do extrator faz com que uma pequena lâmina passe ao redor da bolinha de sorvete e ela salta facilmente. É perfeito para quem trabalha com sorvete, que quer servir sempre bem bonito.

3º: Descascador de legumes

 
Imagem: mercadolivre

Desde que testei pela primeira vez não vivo sem, eles são muito mais práticos e seguros que usar uma faca normal de cozinha ou uma faca de serra. Você descasca facilmente e rapidamente, sem perigo de se cortar, pois as lâminas ficam para dentro e pegam somente a casca, além de não descascar demais e perder parte do alimento, eles tirar uma casca fina e longa de uma vez só. Eles são mais eficazes em superfícies lisas, sem buracos ou curvas fundas.

4º: Espremedor de alho

Imagem: mercadolivre

Esse utensílio sempre foi indispensável para mim, sempre esteve presente desde que comecei a cozinhar, mas para algumas pessoas não é tão comum. Se você desperdiça o tempo picando o alho, não deixe de comprar um, pois ele espreme o alho por completo muito facilmente em poucos segundos, você só precisa descascar, colocar dentro e apertar. 

5º: Faca de legumes


 Imagem: pepper

Elas fazem o trabalho dos descascadores e um pouquinho mais, elas são eficazes em superfícies lisas e também com buracos e curvas. Tem bem menos perigo de machucar pois ela é bem menor que uma faca normal, muito fácil de manusear, curvada para facilitar na hora de descascar algo redondo e pontuda para entrar em lugares apertador, retirar caroços e etc.

6º: Moedor de pimenta


 
Imagem: pepper

Quem ainda não tem um moedor não sabe o quanto é viciante, você passa a colocar pimenta-do-reino em todo tipo de comida salgada, a pimenta dá um cheiro e sabor sem igual para qualquer preparação. Na culinária clássica e em muitos restaurantes é indispensável. O moedor tritura o grão na hora, o que deixa o sabor e o cheiro bem fresquinhos e deliciosos, além de ser um utensílio muito charmoso. 

 7º: Boleador

Imagem: mariachocolate

Esse é um utensílio mais voltado para a estética da preparação e é super útil, ele tira bolinhas perfeitas de qualquer fruta ou legume, também de sobremesas e qualquer coisa macia.
Você pode usar as bolinhas como decoração e de diversas outras formas. 

8º: Balança de cozinha 

 
 Imagem: mercadolivre

Sabe quando você fez aquele bolo perfeito e quando foi fazer de novo um tempo depois não deu certo? Viu uma receita medida em gramas e não conseguiu fazer? Ou viu uma receita perfeita na internet mais quando foi fazer deu errado? A balança ajuda a você não ter mais esses problemas, pois medindo tudo você sempre vai fazer a receita exatamente igual, pois você vê uma colher de sopa, uma xícara, mas você não vai saber exatamente se a pessoa colocou mais cheia ou se eram do mesmo tamanho, e no peso sempre vai ser exatamente o mesmo.

9º: Faca de pão 

Imagem: pepper

A faca de pão corta de maneira super fácil pães, bolos e frutas com cascas duras. Como ela é de serra ela corta o pão aos poucos e não o amassa igual a uma faca lisa. Por ser bem grande também é perfeita para bolos. A serra grande e bem afiada deixa bem fácil descascar abacaxi por exemplo. 

10º: Saca rolha de dois tempos

Imagem: vinhoparatodos

Esse tipo de saca rolha abre um vinho com a maior facilidade e você não precisa fazer tanta força para puxá-la pois os seus dois tempos a retiram sem precisar de força bruta. 
Como usar: Centralize a parte do saca-rolha em formato de espiral na rolha e comece a girar com um pouco de força; Depois que fizer isso, abaixe à aba menor do abridor e posicione-a exatamente na boca da garrafa; Com a aba maior puxe, agora com um pouco mais de força, a rolha; Esse abridor geralmente vem com 2 tempos, ou seja, sabe aquela parte do passo 2, que você posicionou a aba inferior no gargalo da garrafa? Então, se não conseguir retirar a rolha em uma tacada só, você pode repetir o passo, com a segunda metade da aba menor, e assim retirar seu rolha facilmente.

11º: Zester 

Imagem: pepper

Acho que o zester é o menos conhecido dessa lista, ele é pouco comum, mas tão útil e indispensável para mim quanto os outros, ele retiras raspas perfeitas e longas de frutas e legumes. É perfeito para retirar aquelas raspinhas para decorar tortas e bolos.
11 utensílios simples e indispensáveis para facilitar sua vida na cozinha