Você sabe o que é Tutti-frutti?

11/18/2015 0 Comments


Muitos produtos brasileiros tem a opção de sabor tutti-frutti e muitos de nós não sabemos o que é, eu mesmo quando criança acha ser uma fruta rs. Mas ela não é uma só fruta, ela é um mistura de várias frutas.

Imagem: diy-ejuice

Depende do lugar. O segredo do tutti-frutti é mesclar os sabores mais populares para o paladar de cada país. No Brasil, a mistura leva laranja, banana, abacaxi, baunilha e morango.

Em outras épocas, o tutti-frutti brasileiro já teve maçã, groselha, framboesa e limão. "O aroma suave da maçã acabou eliminado porque mal era percebido em meio aos sabores intensos da banana e do abacaxi. Já a groselha e a framboesa saíram porque eram muito caras. O limão também, mas foi substituído pela laranja", afirma o químico Moisés Galano, gerente de criação de uma empresa que desenvolve aromas.

Na fórmula americana, a principal diferença é a cereja, fruta muito popular por lá. Na Ásia, adiciona-se o cravo e, na Europa, a mistura tem gostinho de canela. Mas não é uma composição fixa.

Como ela é feita?

Cada fruta possui cerca de 300 dessas substâncias, mas apenas as principais são utilizadas para criar cada sabor artificial. É o suficiente para sentir a parte mais importante do gosto da fruta. 

Embora possa ser criado a partir de essências naturais, o mais comum é que o tutti-frutti seja formado por substâncias aromáticas sintéticas, produzidas em laboratório desde o fim do século 19.

Nesse processo, o primeiro passo é isolar os principais ingredientes da substância desejada, determinar suas estruturas orgânicas e depois reproduzi-las por meio de uma série de reações químicas. No fim vem a parte mais criativa: uma mistureba de todas as substâncias aromáticas até chegar no ponto ideal. O processo é todo automatizado. Um aparelho reúne centenas de substâncias e o resultado é degustado em um dispositivo que exala o aroma. Os ajustes finais são feitos por computador.

Simplificação artificial

Morango
  • Substâncias aromáticas na natureza - 280
  • Substâncias usadas no tutti-frutti de 40 a 60 - de 40 a 60
Laranja
  • Substâncias aromáticas na natureza - 80
  • Substâncias usadas no tutti-frutti de 40 a 60 - de 40 a 60
Abacaxi
  • Substâncias aromáticas na natureza - 170
  • Substâncias usadas no tutti-frutti de 40 a 60 - de 20 a 30
Banana
  • Substâncias aromáticas na natureza - 140
  • Substâncias usadas no tutti-frutti de 40 a 60 - de 35 a 45
Baunilha
  • Substâncias aromáticas na natureza - 80
  • Substâncias usadas no tutti-frutti de 40 a 60 - de 1 a 5
Fonte: mundoestranho
Você sabe o que é Tutti-frutti?