12 Maneiras de Usar o Bicarbonato de Sódio para Limpar sua Casa

2/27/2015 0 Comments


12 Maneiras de Usar o Bicarbonato de Sódio para limpar sua casa

Veja também: 8 problemas que você resolve com vinagre e você não sabia!


1. Remover manchas de panelas

Sempre que a receita pede que você aumente o fogo, você já pensa que isso vai deixar as panelas manchadas? Acredite, o bicarbonato pode acabar com esse impasse. Basta colocar um pouco do pó em uma esponja úmida com detergente e esfregar na área queimada. O mesmo procedimento vale para limpar as peças de inox do fogão. Mas, se mesmo assim a mancha permanecer, misture o bicarbonato com água quente e cubra a panela, ou assadeira, e deixe agir por 10 minutos. Depois de esfriar, lave a peça com a mistura de detergente e bicarbonato.

2. Limpar paredes rabiscadas e rejuntes

As crianças fizeram “obras de arte” na parede do quarto com lápis de cor? Adicione o bicarbonato em uma esponja úmida de água e esfregue de maneira delicada. Para clarear os rejuntes, misture o pó em água oxigenada e limpe a sujeira com uma escova.

3. Desgrudar restos de comida

Se você tem preguiça de assar uma lasanha bem recheada com bastante molho e queijo pela dificuldade de lavar a assadeira depois, o bicarbonato resolve esse problema para você. Antes de lavá-la, adicione a mistura de água quente e bicarbonato no interior da travessa. Deixe descansar por alguns minutos. Quando esfriar, lave normalmente com detergente.

4. Acabar com o chulé

Difícil aguentar o cheiro de chulé dos meninos depois que eles chegam do futebol? Durante a noite, espalhe o bicarbonato no interior dos sapatos e deixe-os descansar. Na manhã seguinte, retire o que sobrou do pó e limpe os sapatos com um pano seco.

5. Desentupir a pia

O produto acaba com o excesso de gordura e restos de comida que entopem a pia da cozinha. Para isso, jogue diretamente no ralo uma mistura de 200 ml de vinagre, água e bicarbonato de sódio. Vale fazer as aplicações frequentemente.

6. Lavar as roupas

Para acabar com aquele cheirinho de suor das roupas, faça uma mistura de bicarbonato e pouca água – até formar uma pasta -  e espalhe pela peça, principalmente nas áreas das axilas. Espere alguns minutos e lave normalmente em seguida. Antes de fazer a aplicação em roupas coloridas, faça um teste no verso da roupa para ter certeza que o tecido não mancha.

7. Eliminar o mau cheiro da geladeira

Coloque meia xícara de chá de bicarbonato em um pote aberto e guarde-o dentro da geladeira. Só cuidado para não derrubar o conteúdo quando for pegar algo e renove o pó a cada três meses. O mesmo procedimento pode ser feito em armários e guarda-roupas.

8. Limpar colchões e paredes

Os ácaros estão em toda a parte, incluindo colchão, travesseiros, sofás e tapetes. Para limpá-los, espalhe o bicarbonato pela superfície da peça e deixe agir por 10 minutos. Em seguida, retire o excesso com um aspirador de pó ou escova.

9. Eliminar manchas de café dos utensílios

Depois do almoço, nada melhor que um cafezinho, certo? Mas retirar as manchas de café do bule, ou do filtro da cafeteira, não é tarefa fácil. Para isso, encha o recipiente com água e 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio, fervendo por 10 minutos. Depois de esfriar, lave normalmente.

10. Dar brilho nas torneiras

Para conseguir torneiras, chuveiros e sifão brilhantes, aplique o bicarbonato em pano úmido e esfregue nos metais. Finalize a limpeza com um pano seco.

11. Tirar manchas do carpete

Resolveu almoçar na sala e acabou derrubando um pouco de óleo no sofá? Ou não sabe como remover aquela mancha de gordura do carpete? Faça uma mistura de bicarbonato de sódio com álcool e, com uma escova, esfregue a solução na área afetada. Enxague com água.

12. Deixe os panos de limpeza branquinhos

Utilize também o bicarbonato para limpar as escovas e panos de limpeza que você usou nos itens acima. Deixe-as de molho em uma mistura de água e bicarbonato durante toda a noite. Enxague na manhã seguinte.


Fonte: Casa e Jardim
12 Maneiras de Usar o Bicarbonato de Sódio para Limpar sua Casa