Aprenda a escolher a geladeira ideal para você


-- PUBLICIDADE --
Você está pensando em trocar ou está a procura da sua primeira geladeira? Antes de comprar é bom saber quais os tipos de refrigerador que existem e quais suas vantagens e desvantagens. A geladeira é um dos eletrodomésticos mais essenciais em nossas vidas, eles facilitam muito o dia-a-dia na cozinha e conservam os nossos alimentos. Além de serem o eletrodoméstico essencial para a vida moderna os refrigeradores também vem inovando no design e nas suas funções.

Imagem: estilo.uol

O tipo degelo é uma parte muito importante na hora de escolher uma geladeira, pois alguns deles deixam o dia-a-dia super prático e outros como o manual por exemplo tomam mais o seu tempo. Dá uma olhada nos tipos de degelo que existem:

Frost Free

Para quem não quer trabalho, uma geladeira Frost Free será o modelo mais prático. Nesse tipo de degelo não há formação de gelo no freezer, ou seja, você não necessita descongelar nunca a geladeira.

Mas, se você está pensando realmente em comprar um modelo Frost Free, vale lembrar que esse é o tipo de degelo mais caro: você paga pela praticidade.

Além disso, o que você precisa levar em consideração é que a tecnologia Frost Free consome mais energia, e nem todas as geladeiras vão contar com o Selo Procel A.

Sendo assim, observe esses detalhes durante a compra de uma dessas geladeiras, que são indicadas para quem não quer ter trabalho algum com descongelamento.

Cycle Defrost

Na geladeira Cycle Defrost, o degelo é feito apenas duas vezes ao ano porque esse sistema faz acumular muito menos gelo no congelador. Porém, é feito da mesma forma que o degelo da geladeira manual.

Embora seja manual, é quase tão prático quanto o Frost Free, mas custa um pouco menos e economiza mais energia. Bom para quem não quer se preocupar com degelo da geladeira, mas não quer pagar muito caro.

Degelo manual

O degelo manual não é tão prático assim, já que de tempos em tempos é preciso desligar a geladeira para que o gelo, que fica na parede do congelador, derreta e seja retirado. Normalmente o refrigerador com esse tipo de degelo possui alguma gaveta ou compartimento para armazenar a água até que seja esvaziada.

Apesar de estar presente em geladeiras mais básicas, esse tipo de degelo é bom para quem passa mais tempo em casa e não se importa tanto assim em ter mais trabalho com a limpeza e o degelo. Vale lembrar ainda que a geladeira com degelo manual costuma ser mais barata e mais econômica.

Degelo semiautomático

Sua única diferença para a manual é que a geladeira com degelo semiautomático dispensa o desligamento da tomada para o descongelamento. Ou seja, o refrigerador pode continuar funcionando enquanto o freezer descongela.

É um pouco mais prático que o degelo manual, pois a geladeira funciona normalmente. Geralmente tem preço mais em conta, se você for comparar com refrigeradores mais modernos.

Degelo seco

Também é semiautomático, dispensa o desligamento da tomada. Contudo, a água não precisa ser retirada, pois cai em um recipiente de evaporação.

Se seguir as orientações do manual, você pode aproveitar a noite para acionar o descongelamento, economizando seu tempo útil. Também economiza mais energia e custa menos que uma geladeira Frost Free.

Agora conheça os modelos disponíveis e qual é a ideal para você de acordo com as suas necessidades:

Geladeira 1 porta


A geladeira 1 porta é o modelo mais básico e que ainda hoje é muito procurada pelos consumidores. Esse modelo de refrigerador apresenta espaço interno reduzido, e, por isso, se torna viável para quem tem uma cozinha pequena ou uma família menor.

Entretanto, como há apenas uma porta, o freezer fica dentro da própria geladeira, não sendo indicado, por exemplo, para quem congela boa quantidade de carne. Algumas dessas geladeiras não contam com a tecnologia Frost Free, formando gelo na parte do freezer, o que vai pedir mais atenção e manutenção.

Vantagens:
  • Ideal para cozinhas compactas
  • Ideal para quem mora sozinho ou para casais sem filhos
  • Valor acessível
Desvantagens:
  • Espaço interno com capacidade limitada
  • Freezer pequeno
  • Nem todos os modelos são Frost Free

Geladeira Duplex


A geladeira duplex contém duas portas: uma para o freezer e outra para o refrigerador. Essa geladeira mantém o esquema tradicional: congelados na parte superior e o restante dos alimentos na parte inferior.

No momento da compra, se você quiser uma geladeira duplex, vai encontrar uma enorme variedade: existem refrigeradores de diversos tamanhos, estilos e cores.

Nesse modelo, o tipo de degelo pode variar, e nas geladeiras mais modernas você pode encontrar o sistema Frost Free.

Vantagens:
  • Boa oferta de preços
  • Variedade de modelos
Desvantagens:
  • Nem todos os modelos são Frost Free

Geladeira Inverse


Com design inovador, a geladeira Inverse também apresenta duas portas. Entretanto, a diferença está na divisão dos espaços. Nessa geladeira, o freezer fica na parte inferior e os alimentos na parte superior. Dessa maneira fica muito mais fácil pegar os alimentos que você e sua família mais consomem.

Para os pequenos que já pegam sozinhos os alimentos do refrigerador, esse modelo pode trazer desvantagens: os alimentos que antes ficavam na altura das mãos agora ficam mais no alto, por isso, é necessário ficar atento com as crianças.

Vantagens:
  • Design inovador
  • Facilidade ao pegar os alimentos mais consumidos
Desvantagens:
  • Crianças podem ter dificuldade ao pegar os alimentos que ficam no refrigerador

Geladeira Side by Side


Uma geladeira grande ideal para espaços amplos. A geladeira Side by Side possui duas portas, sendo uma para resfriar alimentos e a outra para o freezer. Um dos diferenciais dessa geladeira é que o seu freezer é bem espaçoso, sendo ótimo para quem precisa congelar grande quantidade de alimentos.

Vantagens:
  • Freezer espaçoso
  • Geralmente tem dispenser de água e gelo
Desvantagens:
  • Não indicada para cozinhas compactas

Geladeira French Door


A geladeira French Door é a mais moderna e está entre as mais espaçosas do mercado. Essa geladeira também tem modelo invertido, com freezer localizado na parte de baixo. Já na parte superior existem duas portas com bons compartimentos para facilitar a organização. Nesse modelo, o que impressiona é o design.

Vantagens:
  • Design inovador
  • Facilidade ao pegar os alimentos mais consumidos
Desvantagens:
  • Crianças podem ter dificuldade ao pegar os alimentos que ficam no refrigerador
  • Valor mais alto que os outros modelos
[ PUBLICIDADE ]
Atualizado em: 11/30/2016 | Categorias:
Postado por: