Dicas para escolher carnes

11/28/2016 0 Comments


Como escolher carnes?

Independentemente do corte ou tipo de carne que você irá escolher, ela só será realmente saborosa e nutritiva se estiver em boas condições na hora da compra.

Para escolher as carnes na hora da compra, comece observando a cor da carne, que deve estar sempre muito vermelha, com veios de gordura brancos ou ligeiramente amarelados. Quando a coloração for escura e a carne não apresentar veios de gordura, o animal provavelmente foi submetido à engorda forçada e o abate foi prematuro. Se a cor aproximar-se do vermelho-vinho, trata-se de um animal velho ou morto por alguma doença.

Se a carne estiver soltando uma quantidade excessiva de líquidos, ela já não será tão nutritiva quanto deveria e ressecará durante a preparação.

Teste do toque: Se os tecidos cederem ao toque e imediatamente voltarem ao normal, a carne está boa.

Teste do odor: Cheire a carne que deseja comprar: o odor deve ser leve, fresco e agradável.

Na hora de comprar a costela bovina, além das características anteriores, você deve prestar atenção nos ossos, se eles estiverem muito largos indica que o boi era velho, prefira ossos menores.

Para carne de porco, observe a cor, que deve variar entre vermelho escuro e o rosado (cor rosa pálida); cuidado com as carnes com pintinhas brancas, que indicam risco da presença de verminoses que podem ser prejudiciais à nossa saúde; se ela estiver acinzentada ou mole, é sinal que já está passada.











Qual carne usar?

Para Bifes:

Para bifes de carne bovina, a melhor escolha geralmente é o filé mignon, porém, você pode utilizar também o contrafilé, alcatra, ou mesmo coxão mole e o patinho. Desde que a carne seja macia, os bifes ficarão bons. Prefira sempre a carne com o vermelho mais vivo.

Para Ensopados:

Carnes de segunda, como Agulha, Paleta e Músculo são ótimas para ensopados. Como serão cozidas por mais tempo, não há problema escolher uma carne mais dura para esse tipo de preparo. Você encontrará esses cores geralmente com gordura, mas tente evitar aquela gordura dura e grossa por causa da saúde.

Para Churrascos:

Dificilmente as carnes não ficam boas na brasa, então dependerá muito do seu orçamento, pois os cortes e preços podem variar bastante.

Se forem poucas pessoas e você poder gastar mais, escolha:

· Picanha
· Maminha
· Alcatra

Se você quer fazer algo mais simples, e são muitos convidados, opte por:

· Bifes de contrafilé
· Espetos de contrafilé
· Linguiça
· Frango (espetinhos de peito, coxinha da asa, coração etc)
· Costela Suína

Para temperar o churrasco, usa-se apenas sal grosso, mas você pode também inovar com ervas, temperos e molhos, como famoso Molho barbecue, por exemplo.

Agora é só usar essas dicas e colocar em prática na próxima ida ao supermercado. Vamos lá? :D
Dicas para escolher carnes