O que é salitre?

4/18/2016 0 Comments


Saiba o que é salitre, como ela é usada e os seus perigos a saúde.

salitre
Imagem: alenindustrial

O que é?

 O nome salitre é aplicado aos sais nitrato de sódio ou o nitrato de potássio, que são produtos semelhantes ao sal de cozinha normalmente extraído do solo no Chile, Bolivia e Peru, tóxica em seu estado natural, mas quimicamente modificado não causa danos à saúde e é usada na indústria alimentícia, a função do produto é realçar as propriedades organolépticas tais como a cor e sabor, das carnes além de conservá-las e protegê-las contra a ação de micro-organismos, principalmente o Clostridium botulinum, que causa uma toxi-infecção alimentar.

Uso na cozinha:

Como o produto é muito utilizado no Brasil em embutidos, ou seja, na produção de salsichas, linguiças, salames, mortadelas, presuntos, carnes enlatadas, etc... É bom evitar o consumo excessivo desses produtos. O consumo de nitrato de sódio aumenta a quantidade de sódio no sangue bem mais do que o sal de cozinha, o que pode induzir a hipertensão arterial em pessoas que tenham predisposição.

Existe o mito de que alguns restaurantes utilizam salitre como tempero em vez do sal de cozinha. Isso não é verdade, já que o sal de cozinha é um produto de custo muito baixo e facilmente encontrado no mercado; enquanto o salitre para uso em alimentos praticamente não está disponível para o consumo não industrial. Ocorre que preparo de grandes quantidades de alimentos nos restaurantes precisa ser feito em panelas de autoclave, sistema de vapor que incorpora os gases à comida, provocando assim uma sensação de maior saciedade e estômago cheio após a refeição, que as pessoas acabam atribuindo ao uso do salitre.

Perigos:

O consumo de nitrato de sódio aumenta a quantidade de sódio no sangue bem mais do que o sal de cozinha, o que pode induzir a hipertensão arterial em pessoas que tenham predisposição.
O alto consumo de alimentos com salitre também causa a diminuição do desejo sexual, o que fez com que, antigamente, fosse largamente utilizado na produção de refeições em prisões, mosteiros, quartéis e assemelhados. O seu consumo apenas induz a diminuição da libido e, ao contrário da crença popular, não causa disfunção erétil em pessoas do sexo masculino, embora possa causar calvície.

Para se manter longe de qualquer efeito que possivelmente possa causar o Salitre, evite produtos embutidos que levam altas taxas de conservantes. O alto consumo de alimentos com salitre é prejudicial à saúde. As bactérias do intestino convertem os nitratos, em nitritos, que reagem com compostos nitrogenados e transformam-se em nitrosaminas, substâncias cancerígenas e causadoras de anomalias fetais.


O que é salitre?