O que é alho negro? Para que ele serve?


-- PUBLICIDADE --
O alho negro ainda é desconhecido da maioria das pessoas, mas vem rapidamente ganhando espaço nas cozinhas de quem não abre mão de alimentos saborosos, sem deixar a saúde de lado. E não é para menos: se aliado a hábitos alimentares saudáveis e a uma rotina regular de exercícios, o alho negro emagrece, ajuda a prevenir doenças e regula o colesterol.



O que é o Alho Negro?

O alho negro é o alho in natura, que passa por um processo de fermentação e depois é submetido à uma condição de temperatura contínua de aproximadamente 65ºC e umidade controlada, assim vai escurecendo, sem nenhum aditivo químico. Ele ganha um sabor, odor e textura diferenciados, além da aparência bem diferente, parecendo até outra espécie de alho, ele fica adocicado e perde aquela característica ardida que algumas pessoas não gostam.


Como usar?

O alho negro perde suas propriedades se for refogado ou submetido a altas temperaturas, que desnaturam as enzimas importantes do alimento. O ideal é consumir o alho negro cru, in natura. Basta descasca-lo e picá-lo conforme você preferir.

Como um tempero, sempre ao final das receitas, polvilhado cru sobre o prato. Assim, você evita que ele seja exposto ao calor e preserva as propriedades do bulbo. Fica ótimo em risotos, omeletes, pizzas, saladas ou em legumes refogados;
Colocar dentro do vidro de azeite extravirgem, e aqui você tem duas opções: deixe por um tempo alguns dentes dentro do vidro e depois tire, só para o alho ficar “curtido”, e tempere o prato conforme descrito acima; ou deixe seis ou sete dentes dentro do vidro e não tire. Os benefícios não são tão intensos quanto o consumo do alho puro, mas o azeite pega o sabor do alho negro.


Quais são os benefícios?

O alho comum, rico em vitaminas, tais quais A, B1, B2, C, PP e diversos minerais, como enxofre, iodo, cálcio, magnésio e zinco, já tem inúmeros benefícios por si só – propriedades que são ainda mais fortes no alho negro. Veja:
  • O alho negro pode ajudar a emagrecer.
  • Ele ajuda a regular a pressão arterial e a diminuir o colesterol;
  • O alho negro é termogênico e aumenta o gasto calórico corporal, ajudando a emagrecer.
  • Ele libera no fígado uma enzima que inibe a produção de gordura. Você acumula menos colesterol, menos gordura hepática, e menor será a deposição de gordura nos outros órgãos.
  • Ação antioxidante: diminui o stress oxidativo, combate os radicais livres, ajuda a prevenir o envelhecimento das células e a limpar o organismo.
  • O selênio ajuda a prevenir gripes e a fortalecer o sistema imunológico.
  • Tem ação antiviral e antifúngica.
  • Há pesquisas sugerindo que o alho negro previne o câncer.
No entanto, que, para usufruir dos benefícios tanto do alho comum quanto do alho negro, é necessário consumir a quantidade adequada, na frequência correta: um dente de alho normal ou de alho negro por dia.

Quanto custa? Onde posso encontrar?

O preço do alho negro é mais alto que do alho comum. Em média, 500 gramas do produto custam R$ 89,90. Mercados de produtos naturais também o comercializam, e você pode procurar o alho negro em lojas de produtos orientais, já que o seu consumo é originário na cultura japonesa e coreana.

[ PUBLICIDADE ]
Atualizado em: 11/07/2015 | Categorias:
Postado por: