Saiba o que são as verdadeiras trufas

Alguns de nós sempre achamos que trufas eram bombons de chocolate.. Pois é, elas não são bem o que nós pensávamos, as trufas não tem nada haver com chocolate e são uma das iguarias mais raras e caras do mundo!
-- PUBLICIDADE --
Trufas

Alguns de nós sempre achamos que trufas eram aqueles bombons de chocolate recheados.. Pois é, elas não são bem o que nós pensávamos, as trufas originais não tem nada haver com chocolate e são uma das iguarias mais raras e caras do mundo!

Trufa é o nome vulgar dado aos corpos frutíferos subterrâneos das espécies de Tuber, um gênero de fungos da família Tuberaceae. Algumas das espécies têm sabor e aroma agradáveis, sendo consumidas pelo homem há mais de três mil anos. Possuem aspecto de mármore negro e bege.

A colheita é feita recorrendo a porcos ou cães adestrados que as podem localizar por meio do olfato.

A trufa nasce sob a terra, a uma profundidade de 20 a 40 centímetros, próximo à raiz de carvalhos e castanheiras. As melhores trufas brancas vêm de Alba, pequena cidade italiana entre Turim e Milão. Já as trufas negras tradicionais são de origem francesa, da região de Périgord.

O trufeiro, especialista em trufas, é quem revolve a terra e retira a trufa do solo sem quebrá-la nem ferir-lhe a superfície. Ela só terá valor se as suas características originais forem preservadas.

Trufa branca

Trufa branca
Foto: blogdoluxo

As trufas brancas são muito apreciadas por chefs de cozinha devido ao seu inigualável aroma. As trufas de Alba, por serem as melhores, podem custar até 15 mil dólares o quilo. As que exibem uma sutil coloração rosada são consideradas melhores, de aroma mais marcante. As melhores safras ocorrem em outonos chuvosos, pois as trufas precisam de muita umidade para crescer.

A trufa branca exige um cortador específico, com lâminas ultrafinas, pois quanto mais fina for cortada, o sabor é mais intenso. A espessura ideal é a de uma folha de papel.

Combina com massas, risotos e ovo frito. O prato predileto dos apreciadores é o ovo "all'occhio di bue", pois reúne a simplicidade do ovo e a exuberância da trufa branca fresca. Pode ser comida também como um pão.

Trufa branca
Foto: daniporai

Giancarlo Zigante e sua cadela Diana encontraram próximo a Buje, Croatia a maior trufa já registrada no mundo. A trufa pesava 1,31 quilogramas e foi registrada no Guinness Book of Records.

Trufa negra

Trufa negra
As trufas negras exalam aroma menos acentuado, superfície mais rugosa e são mais resistentes ao manuseio. O quilo custa em média 700 dólares e pode chegar a 2.000 dólares. Ao contrário das brancas, podem ser lavadas em água.
A trufa negra já foi chamada de "Diamante Negro" ou "Pérola Negra" devido à sua raridade.
Fonte: wikipedia

Espero que tenham gostado de saber mais uma das curiosidades gastronômicas!
Até a próxima. Beijos! :D

[ PUBLICIDADE ]
Atualizado em: 2/26/2013 | Categorias:
Postado por: